sábado, 5 de outubro de 2013

PROJETO FOTONOVELA

PROJETO FOTONOVELA

JUSTIFICATIVA
                Tendo como diagnóstico da escola, um desempenho abaixo do esperado quanto à produção de textos, evidenciando de um modo geral, a dificuldade do jovem em se interessar pela leitura e principalmente pela produção de textos é que tornou necessária uma tomada de decisão que pudesse solucionar ou, pelo menos, amenizar essa situação.
                Buscou-se o desenvolvimento de um projeto que  propiciasse o desenvolvimento de  competências e habilidades necessárias, a partir de um leque de atividades que envolvam os alunos, fazendo com que leiam mais e produzam seus textos para culminar no produto final que será uma revista de Fotonovela.
OBJETIVOS
·         Conhecer o gênero textual: Fotonovela, bem como seu contexto de produção por meio da leitura de revistas da época;
·         Produzir roteiro que organizará o trabalho, contendo a sinopse da história, os personagens definidos e as situações que serão fotografadas;
·         Utilizar a tecnologia como ferramenta de produção: câmera digital, celular e computador;
·         Pesquisar sobre como fotografar adequadamente, plano de fundo, 1 º plano, 2º plano, foco, imagem desfocadas,  efeitos, entre outros;
·         Oportunizar ao aluno a escolha da função com a qual mais se identifica dentro do grupo, como fotógrafo, roteirista, ator/atriz, equipe de bastidores, entre outros.
DESENVOLVIMENTO
                Os alunos serão convidados a participar do Projeto Fotonovela, por meio de uma aula expositiva, onde serão expostos exemplares de revistas da época, bem como seu contexto de produção e características do gênero em questão.
                Na sequência, os alunos dividir-se-ão em grupos de aproximadamente  8 ou 9 alunos para elaborar uma síntese da história que será produzida por eles e o roteiro do grupo, contendo os personagens, seus nomes e características, a sinopse do trabalho e as situações (cenários, locais) em que serão usados para as fotografias.
                Nessa etapa do trabalho, os grupos apresentarão os roteiros para que a professora possa corrigir e, se necessário, redirecionar o trabalho. Depois de corrigida a primeira fase, os alunos partirão para as fotografias  que serão tiradas tanto no ambiente escolas, quanto fora dele, em horário contrário ao das aulas, de acordo com a história elaborada.
                Com as fotos organizadas na  sequência da história, os alunos elaborarão as falas dos balões que serão inseridos nas fotografias.
                Na fase final, os arquivos serão enviados à professora para a revisão final e o envio para a diagramação e envio à gráfica, para a produção das revistas.
RECURSOS
  • Revistas da época;
  • Caderno/caneta
  • Câmera digital;
  • Celular;
  • Computador
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
                O projeto será realizando durante um semestre inteiro.
PÚBLICO ALVO
                Alunos do 9º ano do EF e Ensino Médio
AVALIAÇÃO
                O Projeto será avaliado durante todas as etapas de sua execução, dando a oportunidade de reorganização das etapas, se necessário for. Além disso, as produções textuais, bem como a coerência com as fotografias serão levadas em consideração, assim como a participação, o envolvimento dos alunos e, evidentemente, o produto final, que será a coroação do trabalho como um todo.

Profª Tania Aparecida Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário