PROJETO FOTONOVELA
JUSTIFICATIVA
Tendo
como diagnóstico da escola, um desempenho abaixo do esperado quanto à produção
de textos, evidenciando de um modo geral, a dificuldade do jovem em se
interessar pela leitura e principalmente pela produção de textos é que tornou
necessária uma tomada de decisão que pudesse solucionar ou, pelo menos,
amenizar essa situação.
Buscou-se
o desenvolvimento de um projeto que
propiciasse o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias, a
partir de um leque de atividades que envolvam os alunos, fazendo com que leiam
mais e produzam seus textos para culminar no produto final que será uma revista
de Fotonovela.
OBJETIVOS
·
Conhecer o gênero textual: Fotonovela, bem como
seu contexto de produção por meio da leitura de revistas da época;
·
Produzir roteiro que organizará o trabalho,
contendo a sinopse da história, os personagens definidos e as situações que
serão fotografadas;
·
Utilizar a tecnologia como ferramenta de
produção: câmera digital, celular e computador;
·
Pesquisar sobre como fotografar adequadamente,
plano de fundo, 1 º plano, 2º plano, foco, imagem desfocadas, efeitos, entre outros;
·
Oportunizar ao aluno a escolha da função com a
qual mais se identifica dentro do grupo, como fotógrafo, roteirista,
ator/atriz, equipe de bastidores, entre outros.
DESENVOLVIMENTO
Os
alunos serão convidados a participar do Projeto Fotonovela, por meio de uma
aula expositiva, onde serão expostos exemplares de revistas da época, bem como
seu contexto de produção e características do gênero em questão.
Na
sequência, os alunos dividir-se-ão em grupos de aproximadamente 8 ou 9 alunos para elaborar uma síntese da
história que será produzida por eles e o roteiro do grupo, contendo os
personagens, seus nomes e características, a sinopse do trabalho e as situações
(cenários, locais) em que serão usados para as fotografias.
Nessa
etapa do trabalho, os grupos apresentarão os roteiros para que a professora
possa corrigir e, se necessário, redirecionar o trabalho. Depois de corrigida a
primeira fase, os alunos partirão para as fotografias que serão tiradas tanto no ambiente escolas,
quanto fora dele, em horário contrário ao das aulas, de acordo com a história
elaborada.
Com
as fotos organizadas na sequência da
história, os alunos elaborarão as falas dos balões que serão inseridos nas
fotografias.
Na
fase final, os arquivos serão enviados à professora para a revisão final e o
envio para a diagramação e envio à gráfica, para a produção das revistas.
RECURSOS
- Revistas da época;
- Caderno/caneta
- Câmera digital;
- Celular;
- Computador
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
O
projeto será realizando durante um semestre inteiro.
PÚBLICO ALVO
Alunos
do 9º ano do EF e Ensino Médio
AVALIAÇÃO
O
Projeto será avaliado durante todas as etapas de sua execução, dando a oportunidade
de reorganização das etapas, se necessário for. Além disso, as produções
textuais, bem como a coerência com as fotografias serão levadas em
consideração, assim como a participação, o envolvimento dos alunos e,
evidentemente, o produto final, que será a coroação do trabalho como um todo.
Profª Tania Aparecida Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário